11/04/2022

Parte 2: Metais Pesados X Cosméticos

Quais são e quais seus malefícios?

No primeiro post sobre o tema apresentamos o significado de “metal pesado” e algumas de suas características quando em contato com o organismo humano. Agora, com o auxílio de um especialista no assunto, você pode conferir alguns deles, compreendendo assim quais os riscos que oferecem à sua saúde.

- Chumbo: é um metal pesado que pode estar presente em alguns pigmentos usados, por exemplo, nas tinturas de cabelo e que pode causar câncer. "Ele ocorre como contaminante (lixo industrial), como antidetonante da gasolina, tintas e cosméticos. Mesmo em baixas concentrações, pode causar intoxicação que leva ao que se chama saturnismo ou plumbismo, e pode ser absorvido pelo organismo por inalação, ingestão de alimentos, solo contaminado, via dérmica (batons, cosméticos, tinturas etc.) e pode inibir a síntese de hemoglobina, levando à anemia", explicou Márcia Grieco, dermatologista do complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos, em SP. Além disso, o chumbo pode causar encefalopatias, irritação, dor de cabeça, tremores, alucinações, fraqueza muscular, formigamentos, nefropatia aguda e crônica, gastrite, diarreia, osteoporose e alterações no número e forma dos espermatozoides e surgimento de tumores.

- Amônia: também presente em algumas tinturas de cabelo, pode causar irritações. "É uma substância bastante agressiva e é preciso cuidado na hora de manipular o produto que a contêm, pois caso volatize, evapore, pode irritar o trato respiratório", falou Juliano Campera, farmacêutico de cosméticos de BH.

- Parabenos: é um tipo de conservante presente em cosméticos variados. "Estudos do periódico médico Journal of Aplied Toxicology apontaram os parabenos como potencialmente cancerígenos por apresentarem propriedades estrogênicas, comportando-se como o hormônio feminino. Se usados por gestantes, lactantes, pacientes com câncer de mama etc, podem ser extremamente perigosos", citou a dermatologista Márcia Grieco. A substância, assim como seus derivados, está presente também nos desodorantes.

- Formol: um dos principais componentes da escova progressiva e dos endurecedores de unhas, o formaldeído é usado como conservante na concentração de 0,2% aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). "Pode causar queimaduras nas vias respiratórias quando inalado, irritação nos olhos e é um potencial cancerígeno", afirmou Márcia Grieco.

- Toluenos e formaldeídos: presentes nos esmaltes, podem causar alergias e irritações nos locais da pele onde o esmalte é encostado, como pescoço, face e olhos que, segundo a dermatologista, podem ficar vermelhos, inchados, com ardor e coceira e devem ser evitados sobretudo por quem tem alergia. Juliano Campear falou ainda que a substituição dessas duas substâncias por outras hipoalergênicas é uma tendência mundial. "Mas o hipoalergênico não significa livre de riscos, apenas que há menos chances de dar alergias", frisou.

- Corantes: "a maioria dos corantes tem componentes metálicos e o acúmulo deles no corpo pode ser problemático", contou Juliano Campera.

- Lauril: presente em praticamente todos os shampoos, é uma substância que limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade, sem alterar a estrutura do cabelo. "Não é o lauril ou seus derivados que enfraquecem os fios, mas o uso indevido. Se uma pessoa com cabelo ressecado usar um shampoo para cabelos oleosos, seus fios serão limpos de uma maneira mais intensa, perdendo a pouca oleosidade que têm e correm o risco de ficar quebradiços. O oposto também é verdadeiro, de uma pessoa que tem cabelo oleoso e usa shampoo para cabelos secos, não conseguindo assim remover toda a gordura dos fios", disse Juliano Campera.

Fonte: Terra - ”Vida e Estilo”